sexta-feira, janeiro 14, 2005

no céu

Coisa: Oh Senhor, estais bem? Pareceis pálido, levantais-vos que me estais a afligir. Cuidai sua saúde! Necessitais alguma coisa?
Senhor: Pára de falar arcaico, coisa! É o estômago outra vez!
Coisa: Mas porque criastes nome para todas as coisas e criaturas e me deixaste inominado?
Senhor: E isto é hora de discutires isto, pelos céus!
Coisa: Oh senhor, não fostes vós quem criou o céu e a terra e tudo o que em si está contido, não fostes vós que destes estômago ao mundo, porque afinal tolera a vossa dor?
Senhor: Já disse para parares de falar dessa maneira ridícula. Traz-me qualquer coisa, maldição!
Coisa: Oh senhor, mas porque me rogais pragas, as suas maldições são resultado da ira infinita e eu sempre fui seu fiel servo!
Senhor: Mas saiu-me da boca para fora, estou cheio de dor!
Coisa: Oh senhor, mas não fostes tu quem criou a dor para amenizar a soberba do mundo e penitenciar os pecadores, dizei-me porque sofreis vós ao invés da vossa criação?
Senhor: Por amor de Deus, se não me ajudas, não me chateies.
Coisa: Amor a Deus? Mas Deus sois vós! Senhor, a dor está a consumir-vos. Não sois capaz de discernir. A que Deus vos referis. Tendes vós por ventura conhecimento de existência para além de Sua Plenitude? Estais a referir-vos a um Ente terceiro? A outro Senhor? A um vosso irmão gémeo?
Senhor: Meu irmão? Qual irmão? Diz-me! Que sabes tu?
Coisa: Então é verdade senhor? Tendes vos um irmão gémeo?
Senhor: Onde está ele? Quem é ele?
Coisa: Senhor estais a confundir-me.
Senhor: Diz-me coisa, porque me ocultaram esse facto?

--

Mãe: O que queres?
Senhor: Mãe, preciso falar contigo.
Mãe: Mãe? Olha lá, estás parvo ou quê?
Senhor: Mas isso são modos de falar comigo?
Mãe: Chegas aqui a chamar-me mãe, mas eu sou mãe de alguém?
Senhor: És minha mãe.
Mãe: Passou-se! Desde quando tens mãe ou pai? Tu és o Todo Poderoso, estás no topo da pirâmide, no cume do mundo, és o que está para lá de tudo. Além de ti, nada! De onde saiu essa ideia?
Senhor: Preciso de falar com a minha mãe e portanto criei-te.
Mãe: A mim?! Pareço a mãe de Deus? Dava para te esmerares, esforçares-te mais um pouco e criares a Mãe de tudo com mais magnificência, divindade, perfeição?
Senhor: Posso falar?
Mãe: Tu respeita a tua mãe!
Senhor: Onde está o meu irmão gémeo?
Mãe: Mas qual irmão?
Senhor: A coisa confessou-me que tenho um irmão.
Mãe: Mas nem mãe tu tinhas e agora vens cobrar-me um irmão?
Senhor: Eu agradeço sinceramente que sejas mais afável a falar comigo, porque esse tom não me está a agradar.
Mãe: Oh pirralho, se estás aqui é porque sou tua mãe, se és o que és deves a mim. Se és o mais que tudo, agradece-me e agora sossega, que não há gémeo nem coisa nenhuma!

--
Gémeo: Diz...
Deus: Afinal encontrei-te.
Gémeo: Iupe... E então que queres?
Deus: Conhecer-te. Tenho-me sentido estranho, sempre me senti. Se calhar porque me faltava uma parte, sempre fui incompleto sem o perceber.
Gémeo: Deus, Deus. Pensa bem no que dizes.
Deus: Foi-me escondida a tua existência. A mim que tudo sei.
Gémeo: Como foi então possível isso acontecer?
Deus: Tenho inimigos. Gente que me inveja, que me persegue.
Gémeo: Não és tu o criador de tudo, não és tu o criador da inimizade?
Deus: Esperava de ti mais compaixão, mais amor. Ansiei encontrar-te e entregar-me, partilhar contigo a Criação.
Gémeo: Ouve bem o que dizes, pensa naquilo que estás a fazer. Acreditas mesmo que existo? Que tens um irmão gémeo? Parece-te lógico, a ti, que és o dono da Existência, que hajam factores que escapem à tua vontade e determinação? Não andas a enganar-te desde sempre? Não percebes que vives no teu mundo? Não compreendes que inventaste tudo em torno de ti, com todas as formas e almas à tua imagem? Não te parece exagero que o cosmos, os universos, as galáxias e os seres se movam e desenvolvam de acordo com a tua vontade e se comportem como determinas? O Mundo é uma ilusão, consequência da tua esquizofrenia. Não vês que foste tu quem criaste Tudo? Pura invenção.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olha ia te perguntar se queres q te ajude a traduzir o site p ingles.

Adorei esta peca....... pois afinal ate Deus e victima da sua criacao..... e nos quem somos p fugir a esta cruel existencia?? Cada um faz o seu mundo e colhemos os frutos do q plantamos, do q criamos.
beijunda

Anónimo disse...

Delicioso! Não, é que tá mesmo bom! Ou como diria a outra, "oh, pá, és mesmo inteligente!" H. (ou Maria)